A Conferência Nacional de Saúde, que acontece desde 1941, é o principal espaço democrático para a construção de políticas públicas de saúde no Brasil.
Um exemplo da importância desse debate é a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986. Ela é considerada um marco histórico porque resultou na criação do Sistema Único de Saúde.
A 16ª Conferência Nacional de Saúde será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a conferência vai reunir cerca de 10 mil pessoas, em Brasília, de 04 a 07 de agosto de 2019, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal da 16ª Conferência é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Não perca essa oportunidade de contribuir no planejamento de políticas públicas de amparo à mulher gestante e ao nascituro.
Por que é importante participar?
Durante mais de uma década, os movimentos em defesa da vida desde a concepção trabalharam intensamente na retaguarda, tentando impedir as tentativas de legalização do aborto no Brasil.
Chegou a hora de exercer a posição de protagonistas no debate, propondo políticas públicas de amparo à gestação, à maternidade e paternidade conscientes e amparo á primeira infância.
Fique atento nas datas!
Os debates municipais já começaram. Essa fase é pré-requisito para a etapa nacional. Verifique a data da realização em seu município e participe! Ajude a construir uma saúde pública de qualidade.
Para participar das etapas estadual e nacional, é preciso sair como delegado em seu município. Por isso é importante participar e convidar pessoas que apoiem sua candidatura à etapa seguinte.
Fique de olho no calendário:
Conferências Municipais
2 de Janeiro a 15 de Abril de 2019
Conferências Estaduais
16 de Abril a 15 de Junho de 2019
Conferência Nacional
04 a 07 de Agosto de 2019
Para saber quando ocorrerá a conferência em seu município, é preciso ficar ligado. Acompanhe o site da prefeitura de sua cidade e procure ler o Diário Oficial ou qualquer outra publicação que traga as ações do poder executivo local.
Confira o Regimento da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)
Acompanhe pelo site: http://conselho.saude.gov.br/16cns/
Se você deseja se inscrever nas conferências pelo seu município, o Movimento Brasil sem Aborto criou um grupo de Whatsapp especificamente para este fim. Clique aqui para entrar no grupo e saber mais.
[gravityform id=”1″ title=”true” description=”true”]