No próximo dia 5 de maio, Copacabana será palco da 9ª edição da Marcha pela Vida contra o aborto, no Rio de Janeiro. A concentração será em frente à rua Miguel Lemos (estação de metrô Cantagalo), a partir das 14h, e segue em direção ao Leme.
A manifestação, organizada pelo Movimento da Cidadania pela Vida Brasil sem Aborto, traz como tema “Nossa Marcha pela Vida começa na concepção”, para lembrar o marco inicial da vida humana.
A edição deste ano pede a aprovação do Estatuto do Nascituro e a rejeição da ADPF 442, ação que pede a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação e será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a mobilização apresenta apoio ao Conselho Federal de Medicina (CFM), em razão da nota técnica contra o procedimento de assistolia fetal (método de indução à morte através da injeção de cloreto de potássio) após 22 semanas de gestação (fase em que o bebê com acompanhamento neonatal já tem condições de sobrevivência fora do útero).
“Não basta ter em nosso íntimo que somos contra o aborto. Precisamos exercer os nossos direitos de cidadãos”, afirma Jane Chantre, integrante do Movimento Brasil sem Aborto e apresentadora do programa “Em Defesa da Vida”, na Rádio Rio de Janeiro.
Para a cantora Zezé Luz, que sempre participa da Marcha pela Vida, “as leis de uma nação devem refletir os valores de seu povo”. E completa destacando que “a maioria dos brasileiros é a favor da vida desde a concepção e contra o aborto”.
Destaques – A Marcha pela Vida vai contar com a participação de artistas, lideranças e cidadãos que entendam o valor da vida humana. O evento também vai reunir representantes de diversas denominações religiosas, entre elas, espera-se a presença do arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani João Tempesta, e representantes do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ).
A cantora Elba Ramalho também é esperada no evento por sempre marcar presença na mobilização. A cantora alerta que “quando uma mulher passa por um aborto, fica com marcas profundas no seu interior”. Elba Ramalho ainda destaca que “não podemos produzir a morte. O mundo precisa de pessoas que construam a vida, a paz, o bem comum”.
Movimento – O Movimento Brasil sem Aborto tem como característica ser suprapartidário e suprarreligioso, buscando a união e mobilização de todos os cidadãos que compreendem o valor da vida humana desde a concepção.
Mais informações:
www.facebook.com/caminhadavidario
Serviço:
9ª Marcha pela Vida Rio de Janeiro
Data: 5 de maio de 2024
Local: Copacabana – Concentração em frente à rua Miguel Lemos (estação de metrô Cantagalo)
Horário: 14h