#MarchaVirtualPelaVida movimenta redes sociais

Com um formato inédito, devido às limitações impostas pelo isolamento social, o Movimento Brasil sem Aborto realizou a 13ª edição da Marcha Nacional pela Vida. A mobilização virtual movimentou as redes sociais nos últimos dias, especialmente, na tarde dessa terça-feira, 2 de junho, com a realização da #MarchaVirtualPelaVida, por meio de uma live transmitida pelo canal do Movimento Brasil sem Aborto no Youtube. Até o momento, o vídeo da #MarchaVirtualPelaVida conta com mais de 4.600 visualizações.

A transmissão da live teve o apoio da TV Mundo Maior e da Rádio Boa Nova e foi conduzida de forma voluntária pela apresentadora Ana Ariel e a jornalista Renata Dourado, que participou de Brasília. Com o tema Pelas duas vidas – Pela vida do bebê e Pela vida da mãe, a programação contou com a participação de médicos, juristas, religiosos e artistas. Durante três horas, foram apresentados depoimentos, atrações artísticas, vídeos e entrevistas com convidados que responderam a perguntas dos internautas. Os participantes também comentaram sobre mitos relacionados à legalização do aborto, demonstrando a verdade sobre o assunto.

Diversos artistas participaram da live. Entre os participantes, a cantora Elba Ramalho, que recitou poemas de Mário Quintana, a cantora Zezé Luz, do Rio de Janeiro, que cantou a música “Deixe-me viver”, o cantor Gerson Borges, que cantou a música “Vida gerando vida”, o cantor Diego Azevedo, que cantou a música “Depende de você”, e a cantora mirim Giovanna Carazza.

A #MarchaVirtualPelaVida também teve a participação de diversos comitês pela vida do Movimento Brasil sem Aborto de todo país.

Acolhimento das gestantes – A convidada Rose Santiago, fundadora, conselheira e presidente de honra do Centro de Reestruturação para a Vida – Cervi/Brasil falou sobre o acolhimento a todas as gestantes. Ela explicou que o Cervi/Brasil trabalha há 20 anos para dar apoio integral à mulher que enfrenta uma gravidez inesperada, vítima de abuso ou de violência. “É muito bom, ao longo desses 20 anos, poder oferecer um abraço para a mulher que enfrenta essa gravidez”, comentou. Segundo ela, o Cervi oferece apoio psicológico encaminhamentos psiquiátricos, cursos às gestantes, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros. “Isso tudo para mostrar que a vida vale a pena. Quando a mulher se sente abraçada, a opção pela vida é a melhor. Nenhuma mulher que já passou pelo Cervi e optou pela vida se arrependeu”, contou.

Foram apresentados vídeos com o trabalho das casas de acolhimento às gestantes como o Lar de Preservação da Vida, no Paraná, a Associação Guadalupe, em São Paulo, e a Sociedade de Divulgação Espírita Auta de Souza, no Distrito Federal.

Ativismo judicial – Durante a transmissão, também foram abordadas as ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de legalizar o aborto no país, como a ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 442, ajuizada pelo PSOL e que pede a legalização do aborto até a 12ª semana de gestação. A presidente do Movimento Brasil sem Aborto, Lenise Garcia, disse esperar que o STF se manifeste da mesma forma como decidiu no recente julgamento ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 5581, que pedia a legalização do aborto em casa de contaminação de zika vírus pela gestante. No caso, por unanimidade, com ressalvas do ministro Roberto Barroso, o Plenário Virtual da Corte julgou a ação prejudicada.

O advogado, presidente da Adira e autor do livro O Poder sobre a Vida, José Miranda de Siqueira, ressaltou que nos últimos anos tem havido uma judicialização indevida em relação ao direito à vida. Ele explicou sobre a separação dos Poderes e a importância de que o assunto não seja decidido pelo Judiciário e sim, debatido pelo Poder Legislativo.

Em sua participação, o defensor público federal Danilo Martins, designado para representar a Associação Guadalupe na ADPF 442, explicou o que é essa ação e respondeu a perguntas dos internautas. Danilo Martins também comentou sobre a omissão da Defensoria Pública em defender o nascituro. Segundo ele é, essa omissão é contra a lei porque o Código Civil prevê a defesa do nascituro desde a concepção.

Saúde da mulher – A ginecologista natural, obstetra humanizada, homeopata e mestre em saúde pública, Luciana Lopes Lemos falou sobre a saúde da mulher. Ela explicou sobre as sequelas psicológicas nas mulheres que provocam o aborto. Segundo ela, estudos científicos realizados com milhares de mulheres registram aumento de ansiedade, depressão, uso de álcool e drogas, tentativas de suicídio e suicídios, dificuldade de relacionamento, pesadelos, entre outras consequências. Luciana Lopes também comentou sobre os danos físicos causados pelo aborto. “As pessoas acham que a legalização do aborto vai acabar com os problemas, com as sequelas. Isso é mentira. Os problemas continuam”, explicou.

A advogada Fernanda Feitosa também participou da live e contou a experiência com o nascimento do seu filho Rafael, que nasceu com 25 semanas de gestação, pesando 680g e medindo 31 cm. “Sou mãe de um milagre”, contou Fernanda que escreveu um livro com o esse nome para narrar a história.

Fernanda também comentou sobre os chamados direitos sexuais reprodutivos, que incluem hoje o direito ao aborto. Segundo ela, os direitos sexuais reprodutivos dizem respeito ao direito de procriar da mulher e não podem incluir o aborto. “A partir do momento que a vida foi gerada, nascem os direitos fundamentais da pessoa humana da criança em gestação”, sustentou.

Clique aqui para assistir a live da #MarchaVirtualPelaVida 

Passe o mouse sobre a imagem abaixo para ver os detalhes!

Navegar