No próximo dia 4 de maio, Copacabana será palco da 10ª edição da Marcha pela Vida contra o aborto, no Rio de Janeiro. A concentração será em frente à Rua Miguel Lemos (estação de metrô Cantagalo), a partir das 14h, com caminhada em direção ao Leme.
A manifestação, organizada pelo Movimento da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto, traz como tema “Salvem os Humanos”, em referência às campanhas ecológicas de proteção a outras espécies (que são muito válidas), mas também à Declaração Universal dos Direitos Humanos (art. 3º), que, em consenso internacional, garante que todo ser humano tem direito à vida. O bebê no ventre materno é um ser humano tanto nessa fase quanto nas posteriores ao nascimento.
No entanto, há ações em curso que, nos casos de gravidez decorrente de violência sexual, desconsideram a humanidade do bebê, atuando no sentido de permitir seu descarte por meio do aborto — independentemente da idade gestacional. Ou seja, mesmo que o bebê já esteja com até nove meses de gestação, desconsidera-se a possibilidade da entrega legal para adoção e os riscos de um aborto em qualquer fase para a saúde da mãe.
O Movimento da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto também luta pela aprovação do Estatuto do Nascituro e pela rejeição da ADPF 442, ação que pede a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação e será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, a mobilização manifesta apoio ao Conselho Federal de Medicina (CFM), em razão da nota técnica contrária ao procedimento de assistolia fetal (método de indução à morte por injeção de cloreto de potássio) após 22 semanas de gestação — fase em que o bebê, com acompanhamento neonatal, já pode sobreviver fora do útero.
Toda vida é para ser vivida. Salvemos também os humanos!
Serviço:
10ª Marcha pela Vida – Rio de Janeiro
Data: Domingo, 4 de maio de 2024
Horário: Das 14h às 18h
Local: Copacabana
Concentração: Em frente à Rua Miguel Lemos (estação de metrô Cantagalo)
Término: Em frente à Praça do Lido